Cupom 2016h728x90 2

 

Carménère o Vinho emblemático do Chile

Vinho1aCarménère é uma casta de uva, originalmente da região do Medóc (Bordeaux, França), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura, semelhante a casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Em 1877 as plantações de uvas francesas foram atacadas e dizimadas pela praga filoxera – um inseto diminuto que afeta as folhas e as raízes sugando a seiva das videiras e foram substituídas por outras castas mais resistentes com mudas saudáveis importadas.
Julgada extinta, por sorte foi redescoberta em 1994 no Chile pelo ampelógrafo francês Jean-Michel Boursiquot que notou que algumas cepas de Merlot demoravam a maturar. Os resultados de testes realizados concluirasm que se tratava na realidade da antiga variedade de Bordeaux Carménère, cultivada inadvertidamente, misturada com os pés de Merlot. Mudas de Carmenère haviam sido anteriormente importadas para o Chile misturadas às uvas Merlot. Se isso não tivesse ocorrido, hoje, certamente não mais poderíamos degustar estes maravilhosos vinhos extraídos desta uva. Levada por engano aos vales vinicolas chilenos a Carménère se adptou ao clima agradavel e aos solos ferteis obtendo exito ao ponto de ser considerada uma das uvas mais importantes do Chile por sua qualidade e sabor excepcional. É no vale do Colchaga que ha o seu maior cultivo, que se mantem restrito ao Chile devido a fragilidade da cepa, que sobrevive graças ao bom clima e solo, mas, sobretudo ao isolamente fisico e geografico criado por barreiras naturais como o Oceano Pacifico, o Deserto do Atacama, a Cordilheira dos Andes e as aguas frias provenientes do Polo Sul que protegem essa região de pragas.
Hoje graças a todas essas felizes "coincidências" temos um vinho bem concentrado, de aroma bastante frutado e que acompanha muito bem uma carne grelhada ou assados com molhos suculentos. De cor vermelho lilás batante profunda, aroma de frutas vermelhas, terra e especiarias, com notas vegetais que vão se suavizando na medida que a uva amadurece na propria planta.
Mário Geisse, renomado enologo da Vinicola chilena Casa Silva e da brasileira Cave Geisse disse "A partir da identificação o Chile ficou marcado por esta uva, hoje cultivada em poucos lugares. É uma uva dificil, exigente, que pede um solo muito seco, mas gera vinhos elegantes com taninos macios. É mais uma de minhas paixões. Costumo compara-la a costela de boi. É uma carne dificil de ser preparada, cortada, conquistada. Mas quando isso tudo ocorre gera o melhor churrasco. O raciocinio vale totalmente para o Carménère."
De caráter mais aromático, e de expressão de sabor, a Carmenère aparece como uma uva mais completa e tânica, sendo usada em monovarietais com tal sucesso que impressiona os apreciadores mais exigentes. A estrutura desta uva faz com que muitos até achem, em degustações às cegas, que se trata de um corte, provavelmente de Cabernet Sauvignon e Merlot. Tal engano se dá, justamente porque a uva Carmenère tem estrutura para envelhecer com taninos potentes e acidez suficientes para garantir seu envelhecimento equilibrado.
Curioso sobre esta variedade é que com sua readaptação nos solos latinos deve ter sofrido algum tipo de mutação, pois quando replantada em solo francês, nunca mais teve resultados satisfatórios.
Sendo assim, podemos hoje dizer que os melhores Carmenères do mundo estão na America Latina e mais especificamente no Chile.

VOLTAR PARA SABOR - VINHO 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS     -                EVENTOS
  SABOR     -     VINHOS     -     RECEITAS

1DowOS 10 MELHORES VINHOS DO TOP 100 DA WINE SPECTATOR  2014

 

fuegos mayo-Foto Startecnia CanariasfCruzes e fogos de maio em Los Realejos - I.de Tenerife/Canarias.

enoturismo2015f CHAMPAGNE, FRANÇA - IWINETC 2015 CONFERÊNCIA MUNDIAL DE ENOTURISMO  

 

 

Federer Lindsey Lindt JungfrauFEDERER INAUGURA LOJA LINDT EM JUNGFRAUJOCH

 

 

 "UMA JORNADA DE 1.000 KM

  COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO" 

 

D.O.M-Sao-Paulo-Brazil

P1000827a  decanter
TAKAJI Fondue q  Pao caseiro2f 
lambrusco0 geleia de pimenta VS  Macarrob
MdmFamiglia-Bianchi-Reserva-Malbec-2012b Mdmf  Vinho4
 

 

       

 

 

 

 

 Serviços parceiros



Andalusia-PT

 

 

Mondial 300x600Cupom 2016

 


 

 

 

 


 

 


 

 

Publicidade

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



 

 

 

 

Newsletter de Viagem com Sabor

parceiros Vision ViajesTurismo Likeatourist giganet1 Norte Turistico ABLturismo Teleaire Gianpaolobonomi Euromundo

 

 

 

 

 

             

 

               

 

 

             

 

     

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google+