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O Lambrusco, o vinho italiano mais vendido no mundo

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VIAGEM COM SABOR - VINHO

A queda no consumo que a crise econômica levou ao setor vitivinícola mundial não chegou a afetar o Lambrusco. Um vinho de origem humilde, que longe de piorar seus resultados, tornou-se o vinho italiano mais vendido no mundo. E alcançou este feito respeitando e valorizando sua alma camponesa e popular e defendendo critérios de qualidade estabelecidos por dois Conselhos Reguladores. 

O Consorzio Marchio Storico dei Lambruschi Modenesi e Consorzio Tutela dei Vini e Promozione Reggiani tem sido os responsáveis por estabelecer os critérios e certificar a origem do verdadeiro Lambrusco, lutando contra tentativas de imitações. Duas iniciativas que visam colocar um ponto final à opinião de críticos que, pelo simples fato de ser um fenômeno de vendas, desconfiam do Lambrusco.

lambrusco logo 

Além disso, os dois Conselhos citados anteriormente uniram forças com os proprietários de vinícolas empenhadas em recuperar o prestígio de uns vinhos cuja história pode ser rastreada até muitos séculos, quando estes vinhos efervescentes alegravam as taças dos gregos e romanos, graças a uma característica de fermentação que ocorre na primavera. 

O vinho Lambrusco que vai com praticamente qualquer prato e não se impõe sobre os sabores da comida, dispõe atualmente de seis denominações de Origem Protegidas, concentradas nas províncias italianas de Modena e Reggio Emilia, onde se estima que este tipo de vinho nasceu, e uma Indicação Geográfica Protegida  IGP para Lambrusco dell'Emilia circunscrevendo limites de produção aos cultivos Emilianos.

lambrusco comuna 

Em concreto mais de 50 vinícolas na parte "Emiliana" da região de Emilia-Romagna, principalmente nas províncias de Modena e Reggio Emilia, terras de origem do Lambrusco, conseguiram domesticar as antigas cepas de Lambrusco e refinar seus frutos até obter Lambruscos tintos e rosados​​, secos, semi-secos e doces, frizzantes e espumantes. 

Graças aos esforços e investimentos destas vinícolas que nos últimos anos têm reestruturado, transformado e modernizado vinhedos e instalações, por Lambrusco também se entende vinhos elegantes como Lambrusco di Sorbara DOP, com cores suaves e perfumes intensos; intensos como o Lambrusco di Grasparossa di Castelvetro DOP, com tons de roxo, espumas evanescentes; espirituosos como Lambrusco Salamino di Santa Croce DOP, com vermelhos intensos, mas frescos na boca; versáteis como o Lambrusco di Modena DOP, com tons de vermelho e sápidos; refinados como o Lambrusco Reggiano DOP que exaltam os toques sempre mais aristocráticos das uvas SALAMINO e surpreendente como o Colli di Scandiano e Canossa DOP, cujos Lambrusco se enriquecem das cores e aromas de uvas nativas. Por sua vez, os Lambrusco dell'Emilia IGP concentram o entusiasmo contemporâneo deste vinho "frizzante" na sua gama de tons, acidez suave e versatilidade. 

Entre estes vinhos com diferentes técnicas de fermentação se destacam alguns poucos e exclusivos que retornam para fermentação na garrafa, testemunho de como a tradição está na moda. 

Todas estas variantes têm contribuído para o Lambrusco seja o vinho italiano mais comercializado no mercado doméstico e internacional. Uma conquista que aumenta o prestígio de seu próprio território de origem e premia o trabalho e investimentos feitos por um grande grupo de empresas de vinícolas que nos últimos anos têm reestruturado, transformado e modernizado vinhedos e instalações.

Depois de realizar essas mudanças, as empresas produtoras de vinho Lambrusco estão atualmente tratando de consolidar as suas quotas de mercado, e concentrando seus esforços para criar novas oportunidades de negócios no setor de Hotéis, Restaurantes, Catering e restauração. Como? Propondo o Lambrusco nas tipologias menos conhecidas internacionalmente, como a seca e semi-seca. Tipologias que caracterizam a tradição do território de origem.

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Hoje o Lambrusco é exigido pelos consumidores europeus, tanto como os americanos e asiáticos. Prova disso é que além de encontrar na Espanha, Alemanha, França, Escandinávia e Reino Unido, alguns de seus principais mercados de exportação, o Lambrusco também encontrou seu público em países fora da União Européia, como Brasil, EUA, Rússia, Japão, Coréia, México e Canadá. 

Países aos que o Lambrusco pôde e está podendo chegar graças a sua produção média que nos últimos cinco anos tem sido de cerca de 35 milhões de garrafas de Lambrusco DOP. Um resultado que nunca tinha alcançado no passado e que estimula e incentiva as empresas da indústria de vinho para atingir metas ainda mais prestigiosas.

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 Um prestigio que vem conseguindo ao longo dos anos. Hoje se associa ao nome Lambrusco uma série de vinhos com a mesma personalidade, mas com nuances que distinguem e caracterizam cada uma delas. Alguns vinhos jovens, com um bouquet entre frutado e floral, uma variedade de cor entre o rosa e o vermelho rubi, uma acidez agradável e uma moderada graduação alcoólica. Vinhos Fáceis de beber e acompanhar a qualquer comida, desde as entradas até as sobremesas. Servido entre 12 e 14 graus de temperatura para poder apreciar os aromas e perfumes que emanam.

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O Lambrusco “vivaz” e "frizzante" evoca alegria e concentra em sua alma o caráter e a essência do seu território de origem, as terras italiana da Emilia. Desde a uva silvestre "Labrusca vitis", elogiado pelos romanos e gregos que enche hoje taças de vinho em todo o mundo, Lambrusco é o resultado de uma longa e persistente história. 

E a história revela que o Lambrusco era um vinho humilde que era fornecido nos albergues (tabernas italiano) e um vinho familiar. Estimado no principio por suas propriedades medicinais, foi usado no século XV, como uma moeda para pagamento de direitos, abençoado em mesas de Papas, elogiado por Reis, e "ajudante" para vencer batalhas. Hoje, o Lambrusco o vinho da Itália mais vendido no mundo reivindica um lugar entre os grandes.

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