Cupom 2016h728x90 2

 

Honduras

 

Foto 1                                              Foto 2

 HONDURAS – É a combinação perfeita para os turistas que buscam aventura, esportes, cultura ou descanso. Um país tranquilo e seguro, que oferece todas as condições para que o turista possa desfrutar de férias inesqueciveis.

Foto 3

 

San Pedro Sula 

Uma das maiores e mais importantes cidades hondurenhas e pela sua localização estratégica é o principal ponto de entrada e saida dos turistas que chegam neste lindo país. Com excelentes hotéis, restaurantes de primeiro nível e centros de convenções, vem se tornando palco de convenções e importantes eventos de nivel internacional. Com diversos museus, parques, Shopping Centers, lojas e o Mercado Guamilito, que é o maior mercado de artesanato da cidade e um dos maiores do país, um verdadeiro labirinto de barracas, muito visitado por sua varidade de artesanato onde encontramos cerâmica Lenca, redes, garífunas de coco, camisetas muito baratas e por ser produto de exportação o café. Outra parte do mercado abriga açougues, restaurante de comidas populares e o mais interessante é ver as mulheres que fazem tortillas de milho com as mãos e colocam em uma grelha para assar, impressionante a rapidez, vale a pena ver todo o processo. A CATM 2012 - Centro América Travel Market - que este ano teve sua sede em Honduras e mais precisamente San Pedro Sula, onde passamos dias agradáveis durante o transcorrer desta que se tornou a mais importante feira de turismo da região.San Pedro foi nosso lugar de chegada e desta cidade saímos para conhecer diversos destinos turísticos.

Foto 4

 

Copán Ruínas  

Viajamos desde San Pedro Sula pela carretera (estrada) de Ocidente (180 km). Copán um pequeno povoado onde tudo esta bem perto e a melhor opção é caminhar ou mesmo se não deseja caminhar os divertidos Tuk Tuk (moto taxis) são uma ótima e econômica opção. Recomendo reservar dois dias para visitar o Parque Arqueológico, Museus e o Parque de Aves e Reserva Montaña Guacamaya.

 

Foto 5

 

Museu de Arqueologia e da Cultura Maya 

Famoso por contar com uma réplica em tamanho natural do magnífico Templo Rosalila, também conhecido como templo do Sol, foi concebido como uma montanha sagrada para adoração do Sol, foi construído em 571 d.C. e descoberto em 1989 debaixo do edifício mais alto de Copán, ao contrário da maioria dos edifícios ocultos que eram destruídos para servir de apoio para a construção do novo, o Templo de Rosalila foi deixado intacto, incluindo os desenhos policromados que decoram seus muros. Os engenheiros e os pedreiros mayas que levantaram a nova edificação tiveram a precaução de cobri-los com argila. O Museu conta ainda com uma séerie de esculturas resgatadas do sitio arqueológico e é sem dúvida um importante atrativo para ser visitado.

 

Foto 6

 

Parque Arqueológico Copán 

 As ruínas mayas estão localizadas no pequeno vale de Copán, com 24 km2 transformados em parque onde a companhia de Araras (guacamayos), papagaios, tucanos e esquilos convivem harmoniosamente e alegram os visitantes. Copán foi uma cidade estado que em seu momento de maior apogeu (período clássico entre 250 e 900 d.C) tinha uma população de 21.000 habitantes. De fascinante beleza notabilizou-se por suas 38 estelas (pedras com arte ou texto em relevo) que retratam a maior parte dos eventos ocorridos em sua história. Seus altares, estelas e a arquitetura de suas edificações lhe outorgaram o nome de "Cidade Luz do Mundo Maya", porém suas edificações sofreram muito durante o período em que estiveram abandonadas, terremotos, alteração no curso do rio Copán que inundou parte da cidade, além de que suas edificações foram invadidas pela vigorosa selva tropical e hoje nos deparamos com imensas árvores sobre pirâmides e outras edificações.

 

Foto 7

 

Nos registros do explorador americano John Lloyd Sthephens que foi a figura central para redescobrir a civilização maya, encontramos (tradução livre)"Não podíamos ver a dez metros adiante e nunca sabíamos em que tropeçaríamos... a beleza da escultura, a solene quietude do lugar... suscitavam em seu conjunto um interesse superior ao que nunca havia sentido entre as ruínas do velho mundo" E realmente nós também sentimos um fascínio, magnetismo e beleza muito superiores a grande emoção que sentimos ao conhecer as Pirâmides do Egito.

 

Foto 8

 

Parque de Aves e Reserva Natural Montaña Guacamaya 

 

Você já imaginou passar pela experiência de ter uma arara em cada braço e ainda uma terceira no ombro? Pois somente a 2km do centro da cidade este incrível lugar é uma reserva natural que acomoda 170 aves de 23 especies, algumas em perigo de extinção ou vitimas de trafico de aves que ficam hospedadas para serem recuperadas dos maus tratos. Localizado em um estreito canyon onde passa o rio Sesemil, tem preservado sua vegetação nativa, fazendo com que a fauna nativa se mantenha em seu lugar de origem. Depois de passar por um lindo caminho que leva a conhecer diferentes espécies de araras, papagaios, tucanos, etc, você acaba a trilha na Cafeteria onde pode apreciar o delicioso Café Miramundo, etiqueta especial da casa, além de um delicioso e completo menu.

 

Foto 9

 

Tela

Esta pacata cidade costeira, próxima a San Pedro Sula e La Ceiba, vem se tornando um importante pólo turístico por seu povo hospitaleiro e suas lindas e tranqüilas praias onde os turistas podem disfrutar de passeios de caiaques, Parasailing, mergulho, snorkel, pesca ou mesmo observação de aves no Jardim Botânico Lancetilla.

Foto 10

 Com um diversificada oferta hoteleira contando desde pequenas e limpas pousadas até luxuosos Resorts a beira mar. Ficamos hospedados no Telamar, Hotel e Vilas, a beira mar, além de limpas e ótimas acomodações de frente para o mar ou para o complexo de piscinas, conta com uma estrutura completa com complexo de piscinas, jacuzzi, sauna, campo de golf, bar na piscina, restaurantes, salões de eventos e tudo esta frente a uma praia de areia branca e águas cristalinas. Apesar da comodidade de estar na piscina disfrutando dos deliciosos drinks do bar, vale a pena conhecer as praias de Tela, Puerto Caribe e Cocalitos em Punta Sal são algumas das praias mais lindas do litoral hondurenho com suas areias brancas a águas azuis que apaixonam o turista.

Foto 11

 

 Ilha Roatán

Roatán tem tudo o que precisa para você desfrutar de umas férias inesquecíveis. Apesar de estar no meio do mar do Caribe, Roatán esta bem perto de tudo, desde La Ceiba você pode tomar o Ferry que faz travessias regulares ou mesmo através de seu aeroporto internacional que conta com conexões diretas de diversas partes do mundo e também com vôos desde San Pedro Sula. A Ilha também é importante ponto de visita de diversos cruzeiros que navegam pelo mar do caribe e param na ilha durante o dia (importante dizer que é certo que você vai querer ficar bem mais que um dia). Roatán tem uma grande variedade das mais belas praias de areias brancas, águas cristalinas e azuis que você poderia imaginar. Se você gosta de esportes náuticos em Roatán voce vai encontrar excursões de mergulho onde vai se deparar com uma incrível barreira de corais, mergulho com tubarões, snorkeling, kite surf, vela, caiaque, canopy, passeios submarinos, barcos com fundo de cristal e encontros com golfinhos ou se preferir uma estadia mais relaxante na praia, você pode dar um passeio, banho de sol, fazer um pouco de castelo de areia, caminhar na praias e pegar conchas do mar, sair de compras, ou mesmo não fazer nada em Roatán.

Foto 12

 

Show de Golfinhos 

Uma das experiências mais fascinantes e inesqueciveis é conhecer os golfinhos de Anthony's Key Resort, voce vai poder passar as mãos conhecendo sua anatomia, textura da pele, comportamento e técnicas de treinamento, e segundo sua escolha poderá interatuar, fazer snorkel, segurar como se estivesse suspendendo-os da agua ou mesmo receber um beijo no seu rosto, experiencias inesqueciveis. Os golfinhos de Anthonys Key Resort são mantidos em cativeiro no Instituto Marinho ,que funciona dentro do resort, para realizar investigações cognitivas, de comportamento e sobre sua reprodução. Estas investigações estão a cargo de um grupo de cientistas de várias nacionalidades e o resort é famoso por seus programas educativos sobre golfinhos. Apesar de não ser necessário estar hospedado no resort para participar das atividades com os golfinhos, os hospedes tem descontos especiais nas tarifas e contam com mais dois programs exclusivos para hospedes.

Foto 13

 

Gastronomia

A gastronomia hondurenha tem bastante influencia espanhola, prehispanica, criola e um pouco africana e tem muitos pratos com mariscos, milho, feijão e banana e é costume como no Brasil tomar um café após as refeições ou mesmo na companhia de alguém. Os pratos que podemos resaltar são a Baleada que consiste em uma tortilla de farinha de trigo, recheada com pure de feijão, ovo cozido picado, carne, queijo ralado ou manteiga, o recheio pode variar de região para região e é servido no café da manhã, almoço ou jantar, Yuca com chicharrón – mandioca cozida acompanhada de uma especie de vinagrete com tomate, cebola, pimenta, sal e vinagre ou limão e o chicharrón que normalmente é de pedaços de porco frito crocante, mas pode ser feito de carne de gado, frango, ou mesmo peixe(uma delicia). Banana muito consumida, pode ser verde ou madura, normalmente após cozida é frita, a variedade mais consumida é a que chamamos de Banana da Terra que tem um sabor peculiar e é muito saborosa.
Sem dúvida alguma Honduras é um lugar para se enamorar, seja pelo seu povo alegre e hospitaleiro, gastronomia, praias e lugares lindos e seguros, cheios de cultura e história que deixam um gostinho de quero mais. Honduras até a volta.

 

                                                                                            TEXTO DE ROBERVAL A. COLAÇO
                                                                   FOTOGRAFIA DE ROBERVAL A. COLAÇO E ELIZABETH S.COLAÇO

 

COPÁN RUINAS

Visitar/Fazer

Parque Arqueológico Copán – Parque Arqueológico El Puente – Parque de Aves e Reserva Natural Montaña Guacamaya – Casa K'inich.

Compras/Artesanatos

La Casa de Todo

Comer

Carnitas Nía Lola (www.nialola.com) – Hacienda San Lucas (www.haciendasanlucas.com) – La Casa de Todo (www.casadetodo.com)

Hospedagem

Plaza Copán Hotel (www.plazacopanhotel.com) – Hotel Marina Copán (www.hotelmarinacopan.com)

 

                                                                                         

 

TELA 

Visitar/Fazer

Jardim Botânico Lancetilla Fone: (504) 2408-7806 – Parque Nacional Jeannette Kawas (www.prolansate.org) - Passeio pelas Comunidades Garifunas – Punta Sal – Punta Izopo – Los Micos

Compras/Artesanatos

Servitela y Artesãos Zenayda Solis, Marcelo Torres (Calin), Janeth

Comer

Luces del Norte Fone (504) 2448-1044 – Cesar Mariscos Fone (504) 2448-2083 – Mamma Mia (504) 2448-0301

Hospedagem

Hotel Villas Tellamar (www.hoteltelamar.com) – Hotel La Ensenada Beach Resort (www.laensenadatela.com)

 

San Pedro Sula 

Visitar/Fazer

Parque Nacional Cusuco – Museu de Antropologia e História de SPS -

Compras/Artesanatos

Artesanatos no Mercado Guamilito

Comer

Estelina's (Mercado Guamilito) – Arte Marino Fone (504) 2552-8046 – El Manzano Fone (504) 2516-2648

Hospedagem

Hotel e Suites Copantl (www.copantl.com) – Hotel Isabella Boutique (www. hotelisabellahn.com)

 

                                                                             

 

 ILHA ROATÁN

 Visitar/Fazer

Atividades: Mergulho (www.coconuttreedivers.com) – Mergulho com tubarões (www.sharkdiveroatan.com) - Barco com fundo de cristal (www.roatancoralreeflexplorer.com) – Canopy www.gumbalimbapark.com) – Passeio em Submarino (www.stanleysubmarines.com) – Show de Golfinhos (www.anthonyskey.com) – Parasailing (www.honduraswatersports.com)

Compras/Artesanatos

Rusty Metal (www.waves-of-art.com)

Comer

La Palapa (West Bay) Fone (504) 2445-5016 – The Lighthouse (West End) Fone (504) 2445-4505

Hospedagem

Anthony's Key Resort (www.anthonykey.com) - Las Sirenas Hotel (www.lassirenas.hmresorts.com)

 

                                                                           

 

Agradecimentos a Dra. Nelly Karina Jeréz Caballero - Excelentíssima Ministra do Turismo, Sra. Nora Schauer - Assessora de Comunicações, todo o staff da CATM Honduras 2012 e o guia que nos acompanhou, Sr. René Núñez.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS     -                EVENTOS
  SABOR     -     VINHOS     -     RECEITAS

1DowOS 10 MELHORES VINHOS DO TOP 100 DA WINE SPECTATOR  2014

 

fuegos mayo-Foto Startecnia CanariasfCruzes e fogos de maio em Los Realejos - I.de Tenerife/Canarias.

enoturismo2015f CHAMPAGNE, FRANÇA - IWINETC 2015 CONFERÊNCIA MUNDIAL DE ENOTURISMO  

 

 

Federer Lindsey Lindt JungfrauFEDERER INAUGURA LOJA LINDT EM JUNGFRAUJOCH

 

 

 "UMA JORNADA DE 1.000 KM

  COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO" 

 

D.O.M-Sao-Paulo-Brazil

P1000827a  decanter
TAKAJI Fondue q  Pao caseiro2f 
lambrusco0 geleia de pimenta VS  Macarrob
MdmFamiglia-Bianchi-Reserva-Malbec-2012b Mdmf  Vinho4
 

 

       

 

 

 

 

 Serviços parceiros



Andalusia-PT

 

 

Mondial 300x600Cupom 2016

 


 

 

 

 


 

 


 

 

Publicidade

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



 

 

 

 

Newsletter de Viagem com Sabor

parceiros Vision ViajesTurismo Likeatourist giganet1 Norte Turistico ABLturismo Teleaire Gianpaolobonomi Euromundo

 

 

 

 

 

             

 

               

 

 

             

 

     

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google+