Cupom 2016h728x90 2

 

Nicarágua

 

Foto 2

 

Manágua – Capital da Nicarágua está situada na margem sul do Lago Manágua (Lago Xolotlán) e foi atingida por desastres naturais (incêndio e terremoto), que a destruíram quase que totalmente em 1931 e 1972, o que fez com que fosse reconstruída de forma horizontal o que a tornou interessante pois praticamente não tem edificações altas. A antiga Catedral os prédios históricos e as ruas do centro antigo permanecem aos pedaços também destruídos pelos tumultos políticos e pela violenta guerra civil nos anos 80. Hoje encontramos uma intensa vida cultural, uma excelente gama de hotéis e restaurantes que servem deliciosos pratos locais.

Alguns lugares interessantes que não podem ficar sem serem visitados: O Parque Histórico Nacional Loma de Tiscapa abrigou o palácio que serviu de residência a família Somoza por mais de 40 anos, um palácio estilo mourisco que foi parcialmente destruído pelo terremoto e depois a revolução acabou deixando pequena parte em pé, bem em frente ainda hoje se encontra um interessante brinquedo (um pequeno tanque de guerra) presenteado por Mussolini a Somoza.

 

 Foto 3

 

No subsolo da casa, um porão de concreto que era utilizado como prisão e onde eram efetuadas torturas aos inimigos do regime dos Somoza, hoje abriga uma exposição de fotografias que conta a história política da Nicarágua desde Sandino. O local situado no alto de um morro onde podemos apreciar belas paisagens desde abaixo e ao lado a cratera de um vulcão extinto que virou um lindo lago, por outro lado do Lago Manágua e ao fundo diversos vulcões.

 

Foto 4

 

A Vieja Catedral foi fragilizada pelo terremoto mas, mesmo sem telhado e com escora continua em pé e merece ser vista por sua beleza. Para comer não deixe de apreciar as delicias da cozinha nicaraguense na La Cocina de Haydee.

 

Foto 5

 

Saindo de Manágua ao Parque Nacional Vulcão Masaya que com 55 km2 abriga logo na entrada um museu com informações completas e onde se pode aprender muito sobre vulcões. Poucos quilômetros até a boca da cratera com campos de lava petrificada ao lado da estrada tornam a vista espetacular.

 

Foto 6

 

O grupo de crateras do Vulcão Masaya, são dos mais ativos da América Central e a cratera Santiago é o único no continente americano que apresenta lava permanente em seu fundo. É algo muito interessante poder chegar de carro até a boca da cratera, a vista da cratera é impressionante só ofuscada pela fumaça e o cheiro de enxofre. Do alto do lugar também se pode observar uma vista maravilhosa do mar de lava petrificada, do lago que ficou em forma de meia lua, pois foi invadido pela lava e de todo entorno. Próximo e ao lado da rodovia a Fortaleza El Coyotepe em estilo medieval nas paredes e barroco nas torres, foi construída em 1895 e hoje abriga um museu que conta parte da história revolucionária do lugar, onde se pode visitar as terríveis celas que outrora abrigaram prisioneiros políticos, hoje toda a Fortaleza foi transformada em um parque com uma vista incrível.

 

Foto 7

 

Na cidade de Masaya visitamos o Mercado de Artesanias, lugar pitoresco com muitas barracas de artesanato, onde encontramos cerâmica, redes muito coloridas, esculturas, etc... ótimo para comprar recordações e presentes de viagem.

 

Foto 8

 

Depois seguimos ao Mirador Catarina, famoso mundialmente por sua vista da Laguna de Apoyo, da cidade de Granada, do majestoso vulcão Mombacho e também do Lago Nicarágua (Cocibolca). O lugar é especial para cultivo de plantas pelo seu clima de ar fresco e puro, ali encontramos muitos artesãos em barro, cerâmica e madeira. Almoçamos no Restaurante Carolina que se encontra no mirador que está bem acima da Laguna de Apoyo, que é um lindo lago que se formou na cratera de um vulcão e hoje abriga as suas margens pousadas, restaurantes, casas de veraneio e onde se pode nadar e praticar diversas atividades esportivas e de laser.

 

Foto 9

 

 

San Juan del Sur, próximo destino, agora no litoral sul da Nicarágua no oceano pacifico, um pequeno povoado pesqueiro com lindas e excelentes praias de areias brancas e águas azuis, com ótimo acesso desde Manágua, Granada ou mesmo da Costa Rica que está bem próxima e serve de ponto para turistas que vem de muitas partes do mundo em busca de linda praias, surfar ou descansar e também pelos excelentes restaurantes. Das colinas que cercam a bahia oferecem uma linda vista das praias e um excelente por do sol.

 

Foto 10

 

A pesca ainda é a principal atividade econômica. O turismo está crescendo rapidamente e você encontra desde pequenas pousadas a hotéis boutique e ainda um dos mais belos hotéis da América Central e apesar disto o vilarejo conserva sua cultura, as construções e ainda existem muitas praias para serem exploradas e é possível encontrar bem perto um excelente lugar para surfar com ondas para todos os níveis de surfistas desde principiantes até profissionais, ou mesmo aquela pousadinha em uma praia deserta para você só ficar descansando em uma rede. Não vá embora sem se deleitar com os deliciosos camarões e lagostas do Restaurante El Timón.

 

                                                                               

 

 Foto 12

 

Ilha de Ometepe

 

Menos de uma hora de San Juan del Sur, seguimos a Ribas e depois chegamos ao Porto San Jorge para tomar o ferry , as estradas sempre bem pavimentadas e muito bem mantidas nos permitem disfrutar das lindas paisagens e muitas vezes somos surpreendidos e voltamos no tempo com a grande quantidade de gado que toma conta da estrada.

 

Foto 13

 

Após a travessia de ferry, chegamos nesta que é a maior ilha em um lago de água doce do mundo e abriga dois majestosos vulcões unidos por um pequeno istmo que faz com que a ilha tenha um formato parecido com um oito com um vulcão em cada parte do oito. A linda vista que você vai desfrutando desde o porto e durante toda a viagem, a beleza dos dois vulcões que vai alterando o cenário com o vulcão Concepcion ora soltando fumaça e cobrindo parte do vulcão ora ficando com toda sua majestade totalmente visível.

 

Foto 14

 

A Ilha de Ometepe é um destino reconhecido mundialmente e ficou posicionado em 28 na recente eleição das maravilhas do mundo. Existem excursões ao vulcão Concepcion (em atividade) e a lagoa formada na cratera do vulcão Maderas (extinto), ambas devem ser feitas com acompanhamento dos excelentes guias locais. Além disso visitamos o Museu El Ceibo, museu de arqueologia pré-colombiana e numismático que abriga um mais de 1500 peças encontradas na ilha além de 16 petróglifos que ficam expostos do lado de fora.

 

Foto 15

 

A Ilha foi escolhida pela Unesco como reserva de Biosfera e é conhecida como Oasis de paz e tranqüilidade. Ficamos hospedados bem no meio do istmo, no Hotel Villa Paraiso que se encontra na beira da Playa de Santo Domingo com areias brancas e fofas onde você pode nadar nas águas doces do Lago Nicarágua (Cocibolca) o lugar faz juz ao nome e é um verdadeiro paraíso com a linda e privilegiada vista dos vulcões o hotel conserva toda a vegetação nativa possibilitando que voce veja passeando na varanda de sua cabana diversos macacos que vivem no entorno  e muitas aves de um lindo azul  compartilhando o final de seu café da manhã.

 

Foto 16

 

Granada

 

Uma cidade linda e apaixonante, fundada em 1524, com sua rica história conserva sua tradição, cultura e os prédios antigos de arquitetura colonial que a relaciona com sua irmã espanhola pela sua aparência moura e é chamada de a Gran Sultana. Tudo isso somado ao ar envolvente, carruagens puxadas por cavalos, pessoas simples e amigas fazem com que você faça uma viagem de volta no tempo.

 

Foto 17

 

Passear por suas ruas contemplando os casarões todos muito bem conservados, a locomotiva antiga na também antiga estação ferroviária faz com que sua imaginação de voltas.

 

Foto 18

 

Além disto esta situada as margens do lago Nicarágua onde o capricho da natureza através das erupções do vulcão Mombacho  fizeram com que brotassem no lago um arquipélago com 365 pequenas ilhas chamado Las Isletas, muitas com mansões de veraneio e todas com um entorno de mata  com muitas aves, macacos e muitos outros animais, tornando um passeio de barco imperdível e inesquecível.

 

Foto 19

 

No entorno de Granada ainda encontramos diversas opções de passeio, a Reserva Natural vulcão Mombacho com sua floresta exótica é um fascinante passeio e ainda encontramos em sua floresta lugares para a pratica de Canopy (arvorismo, tirolesa). Outro passeio interessante e pitoresco é o mercado publico onde é possível se perder em meio a infinidade de barracas e vielas.

 

Foto 20

 

A cidade conta com hotéis e restaurantes de categoria internacional sempre em casarões com mais de 100 anos que parecem que foram recém construídos com arquitetura colonial.

 

Foto 21

                                                                                         

 

Dentre os restaurantes todos os que indicamos abaixo tem uma cozinha impecável, mas o que ficou na memória foi o Restaurante La Claraboya Gourmet Fusion, seja pela deliciosa e muito bem elaborada comida que desfrutamos, pelo museu de isqueiros que abriga, pelo lugar acolhedor com um pessoal muito amável, mas principalmente por seu proprietário o amabilíssimo Uruguaio Don Juan Green que fez com que tivessemos uma noite prazerosa e inesquecível.

 

Foto 22

 

Nicaragua é isto e muito mais, uma terra cheia de vulcões sim, mas principalmente uma terra acolhedora cheia de gente simples e amiga que faz com que tenhamos sempre vontade de voltar.

 

                                                                                             TEXTO DE ROBERVAL A. COLAÇO
                                                                    FOTOGRAFIA DE ROBERVAL A. COLAÇO E ELIZABETH S.COLAÇO

 

                    Agradecimentos ao Ministério do Turismo da Nicarágua, a Cia Taca/Avianca, ao Guia Sr. Mário e motorista Sr. João Bautista.

 

MANÁGUA

 

Visitar/Fazer

Centro antigo - Parque Histórico Nacional Loma de Tiscapa e Museu Sandino - Lago Manágua - Arredores: Vulcões Masaya, Mombacho, Mirador Catarina e Laguna de Apoyo

Compras/Artesanatos

Mercado de artesanato em Masaya e Mirador Catarina

Comer

Cocina de Doña Haydée (www.lacocina.com.ni) - Restaurante Carolina (mirador Catarina)

Hospedagem

Hotel Los Robles Manágua (www.hotellosrobles.com)

 

 Foto 23

                                                                                          

 

SAN JUAN DEL SUR

 

Visitar/Fazer

Praias de Marsella, Majagual e Maderas ao norte e em direcção ao sul tem as praias de El Remanso, El Coco e La Flor

Comer

Restaurante El Timon (www.eltimonsanjuandelsur.com)

Hospedagem

Hotel Victoriano (www.hotelvictoriano.com.ni)

                                                Foto 24

 

Foto 25

 

 OMETEPE

 

Visitar/Fazer

Praia Santo Domingo, Ojo de Agua, Explorar Vulcão Maderas, Escalar Vulcão Concepción (desafio), Museu El Ceibo

Comer

Restaurante y Hotel Charco Verde Inn (www.charcoverde.com.ni), Hotel Villa Paraiso (www.villaparaiso.com.ni)

Hospedagem

Hotel Villa Paraiso (www.villaparaiso.com.ni)

 

Foto 26

                                                                         

GRANADA

 

Visitar/Fazer

City Tour, Canopy Miravalle (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), Reserva Vulcão Mombacho, Las Isletas, Coleção de Isqueiros no Restaurante La Claraboya

Comer

Restaurante La Claraboya (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), El Zaguán, Hotel Dariowww.hoteldario.com

Hospedagem

Hotel Plaza Colon (www.hotelplazacolon.com)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS     -                EVENTOS
  SABOR     -     VINHOS     -     RECEITAS

1DowOS 10 MELHORES VINHOS DO TOP 100 DA WINE SPECTATOR  2014

 

fuegos mayo-Foto Startecnia CanariasfCruzes e fogos de maio em Los Realejos - I.de Tenerife/Canarias.

enoturismo2015f CHAMPAGNE, FRANÇA - IWINETC 2015 CONFERÊNCIA MUNDIAL DE ENOTURISMO  

 

 

Federer Lindsey Lindt JungfrauFEDERER INAUGURA LOJA LINDT EM JUNGFRAUJOCH

 

 

 "UMA JORNADA DE 1.000 KM

  COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO" 

 

D.O.M-Sao-Paulo-Brazil

P1000827a  decanter
TAKAJI Fondue q  Pao caseiro2f 
lambrusco0 geleia de pimenta VS  Macarrob
MdmFamiglia-Bianchi-Reserva-Malbec-2012b Mdmf  Vinho4
 

 

       

 

 

 

 

 Serviços parceiros



Andalusia-PT

 

 

Mondial 300x600Cupom 2016

 


 

 

 

 


 

 


 

 

Publicidade

 

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



 

 

 

 

Newsletter de Viagem com Sabor

parceiros Vision ViajesTurismo Likeatourist giganet1 Norte Turistico ABLturismo Teleaire Gianpaolobonomi Euromundo

 

 

 

 

 

             

 

               

 

 

             

 

     

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google+