Cinque Terre - Lindos povoados da Costa da Ligúria

 

 

 

A vernazza

Aqui nasceu, entre muitas outras receitas, o molho pesto.

Seus cinco povoados podem ser percorridos de barco, trem ou caminhar pelas trilhas, pois o acesso por estrada é bastante restrito e praticamente impossível estacionar nos povoados.

A pé, dizem, a vida tem mais sabor.

BCinque Terre

De qualquer forma, é melhor você chegar com um bom apetite, pois a região é surpreendente em termos culinários.

Cinque Terre ainda mantém a vida rústica do campo, misturado com o cheiro do mar e manjericão, e um ar de tranquilidade, especialmente na Itália, onde é cada vez mais difícil de encontrar.

Os melhores passeios são de barco (parando nos pequenos portos em cada povoado) ou a pé pelas trilhas de povoado em povoado, pois de trem são inúmeros túneis que não permitem observar nada.

Cinque Terre6O caminho que une as Cinque Terre oferece uma das mais famosas trilhas de trekking da Itália ao longo da qual encontramos caminhantes de todo o mundo. 

A rota passa por uma das partes mais íngremes e sevalgens da costa da Ligúria e permitem descobrir a extraordinária habilidade dos agricultores que construíram suas vinhas em parcos terraços suportados por muros de pedra.
A trilha une as Cinque terre mas o mais famoso é o caminho do amor, escavado na rocha com vista para o mar que liga as aldeias de Riomaggiore e Manarola que citamos mais adiante.

Porto La Spezia

Nós saimos de La Spezia (primeira cidade ao sul), onde nos hospedamos e fizemos o circuito de barco. Um passeio incrível onde pudemos admirar belissímas paisagens desde o barco. E com direito a primeira parada onde almoçamos na encantadora Portovenere.

Porto Venere

Depois conhecemos as Cinque Terre e fizemos algumas trilhas a pé entre os povoados, ao final voltamos a La Spezia de Trem, pois o trem é bem mais rápido do que o barco.

A beleza deste parque nacional da Itália esta escondido nas trilhas: pequenas estradas de terra emolduradas por vinhas e oliveiras, subindo morros íngremes até chegar a antigos santuários, através das "cinco terras" que dão nome a esta área e desde onde se pode apreciar os rochedos e penhascos do Mar da Ligúria e os Alpes Apuanos.

Portanto Cinque Terre, declarada Patrimônio Mundial pela Unesco é perfeita para uma escapada vindo de Florença, Gênova, Milão e Veneza.

Do norte ao sul, você vai conhecer primeiro Monterosso al Mare.

Monterosso al Mare4

A vila está protegida por colinas cobertas de vinhas e oliveiras. Monterosso possui belíssimas praias, penhascos íngremes e águas cristalinas. A torre Aurora, divide o antigo lugar medieval da parte nova da vila, desenvolvida ao longo da praia Fegina. A velha Monterosso é dominada pelas ruínas do castelo e caracteriza-se pelas típicas casas torre que são literalmente atravessadas pelas "carruggi", estreitas ruas medievais. A praia de Monterosso é a maior das Cinque Terre e por isso vivem cheias de banhistas locais e extrangeiros durante o verão.
Hvernazza

A próxima ao sul Vernazza é talvez o mais pitoresco de todos, com um porto tamanho miniatura que protege pequenas embarcações.

Vernazza é a vila mais próspera das Cinque Terre. O centro conserva bonitos elementos arquitetônicos. Tem um diversas ruas laterais ligadas por escadas ingremes e está dotada de construções defensivas. Ao lado do porto a igreja paroquial de Santa Margherita d'Antiochia com a torre octognal de 40 metros com sino.

CcornigliaApós Vernazza segue Corniglia, sua origem remonta ao tempo Romano e é a única das cinco que estritamente não toca o mar, uma vez que fica no topo do penhasco. Para chegar ao centro da vila é necessário subir pela "Lardarina", uma longa escadaria com 377 degraus, ou descer a rua desde a estação ferroviária.

Apesar de toda a área ter pequenas vinhas privadas em torno de Corniglia se sente a velha vocação de vinhos da região.

Não se esqueça de experimentar os dois tipos de vinho feito na região, artesanalmente: o primeiro, chamado Cinque Terre, é um perfeito branco seco para um jantar com frutos do mar (em quase todos os restaurantes encontramos receitas interessantes com polvo, mexilhões e lula ); e Sciacchetrà, um delicioso vinho doce de sobremesa que transcendeu fronteiras.

Emanarola

GRiomaggiore

Manarola é a quarta e mais calma vila das Cinque Terre. De Manarola a Riomaggiore, a quinta e última "terre" um dos mais conhecidos passeios para aproveitar a beleza da natureza, se trata da "Via dell'Amore" um encantador caminho elevado visitado por casais. Em um de seus "atrativos" os turistas apaixonados deixam cadeados com seus nomes como um sinal de compromisso, constagiados pela doce brisa dos caminhos à beira-mar.

Jvia dell-amorea

La Spezia, apesar de não fazer parte das Cinque Terre, como estavamos de carro optamos por uma pousada rural a 7 km da cidade. Com a tranquilidade do campo, no alto de uma colina com direito a um lindo por do sol e magnifica vista do porto e enseada de La Spezia.

Porto La Spezia

Por sol Gli Ulivi Montalbano

A Pousada GLI ULIVI DE MONTALBANO, rodeada por oliveiras, macieiras e diversas outras frutiferas, com habitações tipo Studio, completo, incluindo o principal: cozinha. Passamos no supermercado anexo ao Shopping Le Terrazze em La Spezia e compramos: pasta, pesto, queijos, etc e ...vinho, nada importado, só produtos italianos e principalmente da região. 

Resultado, depois de passarmos os dias passeando, noites especiais, com jantar especial, regado com delicioso vinho e em ótima companhia. Recomendo.

 

VIAGEM COM SABOR - SERVIÇO

 

ALUGUEL DE CARROS - Aproveite e reserve já o carro para sua viagem, quanto antes, mais barato - Confira aqui nossos preços

 

RESERVA DE HOTÉIS EM CINQUE TERRE E REGIÃO - Melhores preços e opções - Confira aqui

 

OU FIQUE EM LA SPEZIA NO GLI ULIVI DE MONTALBANO - Confira aqui

 

Links com mais informções

Site de informações sobre  Cinque Terre: www.cinqueterre.it
Site oficial do Parco Nacional das Cinque Terre: www.parconazionale5terre.it
Site barcos Cinque Terre: www.navigazionegolfodeipoeti.it

GALERIA DE IMAGENS

 

CONHEÇA MAIS DA LINDA ITÁLIA

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Publicidade

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 



Publicidade



 

 

grom

 

 

 

 

Newsletter de Viagem com Sabor

parceiros Vision ViajesTurismo Likeatourist giganet1 Norte Turistico ABLturismo Teleaire Gianpaolobonomi Euromundo

 

 

 

 

 

             

 

               

 

 

             

 

     

 

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Google+